Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Morte de consignante não extingue dívida oriunda de crédito consignado

Publicado por Ponto Jurídico
há 6 anos

A morte da pessoa contratante de crédito consignado com desconto em folha de pagamento (consignante) não extingue a dívida por ela contraída, já que a Lei 1.046/50, que previa a extinção da dívida em caso de falecimento, não está mais em vigor, e a legislação vigente não tratou do tema. Dessa forma, há a obrigação de pagamento da dívida pelo espólio ou, caso já tenha sido realizada a partilha, pelos herdeiros, sempre nos limites da herança transmitida.

O entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no REsp nº 1.498.200 - PR, foi firmado ao negar recurso especial que buscava o reconhecimento da extinção da dívida pela morte da consignante e, por consequência, o recálculo do contrato e a condenação da instituição financeira a restituir em dobro os valores cobrados...

CLIQUE AQUI para ler a notícia completa.

  • Publicações1327
  • Seguidores239
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações161
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morte-de-consignante-nao-extingue-divida-oriunda-de-credito-consignado/599382811

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A mesma insegurança jurídica de sempre, criada pelos nossos assim ditos Tribunais Superiores que estão useiros e vezeiros em substituir o direito posto e consolidado em legislações por achismos e suposta aplicação de princípios.
Ignoram a LICC e a CF ao bel prazer e não por coincidência, favorecendo grupos econômicos e governos em detrimento de cidadãos e contribuintes.
Piada de mau gosto. continuar lendo